Vida Financeira

Imagem do Post
5 Dicas de planejamento financeiro para iniciantes

Recém-casados ou que acabaram de deixar a casa da infância para se aventurar sozinho no mundo constantemente encontram o desafio de manter as finanças em ordem agora que a responsabilidade trocou de mãos! Para aprender a controlar os gastos e conseguir economizar ao mesmo tempo e cultivar cada vez mais sucesso, nós temos algumas dicas!

Cultive bons hábitos

É importante na alimentação, no dia-a-dia, no trabalho e sim, no cuidado com o bolso! Bons hábitos financeiros ajudam a manter sua conta “saudável” e o começo desse cultivo é sempre na organização: Coloque na ponta do lápis todos os gastos fixos do mês, como: Aluguel ou prestação do apartamento/carro; IPTU; condomínio; água; luz; gás; internet; telefone; TV; transporte; supermercado, entre outros básicos mensais. Inclua tudo isso em uma planilha de gastos e garanta o pagamento dessas contas, de preferência, sem atrasos.

Monitore seu estilo de vida

Não esqueça de anotar gastos casuais para não acabar sem saber onde seu dinheiro está indo. A planilha de gastos também deve incluir ou prever gastos com lazer, compras extras e outros gastos não planejados. Que tal estipular um orçamento mensal para essas pequenas despesas do dia-a-dia e evitar sair do controle?

Estabeleça objetivos financeiros

Seja quitar seu apartamento, trocar de carro, viajar o mundo ou construir uma reserva financeira. Estabelecer metas futuras pode ser um incentivo para controlar melhor os gastos e calcular as atitudes e mudanças necessárias para atingir seus objetivos.

Evite o uso de cartão de crédito

O primeiro passo para planejar um controle é descontar a soma da lista de gastos fixos de sua renda, o segundo, é acompanhar a fatura do cartão de crédito e observar se, combinadas, essas despesas deixam alguma margem de sobra no seu salário. Se a resposta for negativa ou os gastos superarem os ganhos, vale monitorar como e quando o cartão de crédito está sendo utilizado. Que tal deixar o “dinheiro de plástico” para emergências ou gastos não planejados?

Economize também nas coisas simples

Excessos e desperdícios atrasam a vida de quem busca uma vida financeira consolidada e estável. Faça uma lista de compras condizente com o seu estilo de vida para que nada acabe “esquecido” ou estragado, economize água e energia de maneira inteligente e evite compras por impulso. Se começar a partir dessa etapa, todas as outras se tornam bem mais fáceis no final das contas!

Por fim, para facilitar essa jornada, existem vários macetes que podem ajudar, tanto no dia-a-dia, quanto no controle de gastos. Já existe no mercado de apps, várias ferramentas completas de controle financeiro, além de podermos utilizar o Excel, ou o velho caderninho e caneta para anotar tudo mês a mês.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 30.08.2016

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.