Vida Financeira

Imagem do Post
Economia com as crianças – educação financeira para os seus filhos!

Como já bem se diz: educação vem de casa, então, por que não estender o sentido da palavra? A educação financeira familiar é um bem que seu filho poderá carregar para o resto da vida e que, com certeza, precisará em algum momento. Além de tudo, o benefício imediato também pode recair sobre o seu orçamento, já que a economia é sempre um esforço em conjunto! Veja as dicas para dar esses passos com os seus filhos e ensiná-los a pensar no futuro desde cedo.

Ensine o significado da economia

Procure envolver seus filhos na economia doméstica geral da casa. Você pode transformar presentes ou a mesada em incentivos. Uma opção é mostrar que, se em um mês eles conseguirem passar menos tempo no banho, fecharem torneiras ao escovar os dentes e apagarem as luzes em cômodos vazios, por exemplo, os esforços podem ser recompensados. Isso sempre conscientizando sobre o valor das coisas e o que pode ser conquistado quando se economiza.

O valor educativo da mesada

As mesadas podem ser divididas em “semanadas” no começo, para que a criança aprenda administrando valores menores e mais frequentes. O valor também deve ser de acordo com a idade do pequeno, não se deve oferecer quantias elevadas de dinheiro nem mesmo se a situação financeira permitir. É essencial, também, ensinar o valor de cada nota e o esforço e tempo que se leva para conquistar cada uma.

É brincando que se aprende

Todo ensinamento passado para uma criança, deve ser adaptado à linguagem e capacidade de discernimento proporcionais com a sua idade e é aí que o lúdico e os jogos podem entrar em cena para auxiliar. Para as crianças maiores, jogos como Monopoly e Banco Imobiliário são ótimas opções, assim como ensinar conceitos de caro e barato com notas de brinquedo. Além de opções de brincadeiras, criar tarefas para que elas conquistem a mesada também mostra o valor que o trabalho tem em relação com o dinheiro.

Deixe-os fazer parte

À medida que as crianças crescem é importante incluí-las em planos e projetos da família, mostrando os desafios e planejamentos financeiros que precisam ser feitos para alcançar algum objetivo em comum, seja uma viagem ou a compra de um carro. É importante que a criança saiba o significado da aquisição e como eles podem ajudar, seja economizando ou de outras maneiras.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 10.10.2016

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.