Tabela Price ou SAC – Qual o melhor?
Chegou a hora de fazer o financiamento do seu futuro imóvel, mas ainda restam dúvidas? Está na hora de tirar uma delas do caminho! Confira como funciona o reajuste de valores da Tabela Price e SAC e descubra qual é a opção mais vantajosa no seu caso.
Sistemas de amortização
Ao fazer um financiamento – seja de um imóvel ou de um veículo – há duas opções para quitar a dívida: calculando-a pela Tabela SAC ou pela Tabela Price, também conhecida como “sistema francês de amortização”.
Como funcionam os financiamentos?
Um financiamento é como contratar um empréstimo com o banco. Assim, o valor das prestações pagas é composto por amortização e juros sobre o valor. A amortização sendo o valor principal do financiamento e os juros, aquilo que o banco lucra com esse “empréstimo”.
Como funciona a tabela SAC?
No SAC a amortização das parcelas contratadas ocorre de maneira constante, como seu próprio nome diz, é um Sistema de Amortização Constante. Via de regra, as prestações serão decrescentes. A modalidade funciona melhor, por exemplo, para quem pode pagar uma parcela maior no início do financiamento.
Como funciona a Tabela Price?
Na tabela Price, o valor da prestação se mantém fixo. Como consequência, a amortização do valor principal da dívida será crescente mês a mês. Neste sistema, a maior parte da primeira prestação é formada por juros. Ao longo do financiamento, o valor pago em juros cai e o em amortização sobe, porém, o valor da parcela sempre será o mesmo. A vantagem da Tabela Price é que seu valor inicial geralmente é menor do que os demais sistemas de amortização.
Como tomar essa decisão?
Considere diversos fatores para definir qual sistema de amortização funcionará melhor para você e sua saúde financeira. Observe aspectos como o comprometimento de renda, percentual máximo financiado, quanto você pode dar de entrada, prazo de pagamento e taxa de juros.
No sistema SAC a amortização ocorre no começo do contrato, o que torna a 1ª prestação do financiamento maior do que na Tabela Price. No entanto, quando comparamos o valor final pago no financiamento (sem considerar a correção monetária), no sistema SAC esse valor será 15% menor do que na Price.
Se o montante disponível no momento for propício, o melhor é dar uma entrada maior e escolher o SAC. Caso essa não seja a opção que se encaixa melhor com a sua realidade orçamentária, talvez a Tabela Price atenda melhor as necessidades.
Comentário aguardando aprovação.
Comentário aguardando aprovação.