Foco na alimentação para combater o estresse
Para combater a ansiedade e o estresse do dia-a-dia, é necessário que todo o seu corpo esteja em sincronia perfeita. Com alguns alimentos que contêm substancias que amenizam esses males modernos, dá para melhorar bastante a qualidade de vida!
Conheça algumas opções para incluir no cardápio:
Alimentos ricos em vitaminas B
O estresse faz o corpo utilizar glicose de forma desordenada e consumir as proteínas do musculo como fonte de energia. O ideal para reverter esse processo é ingerir proteína magra com vitaminas B que podem ser encontradas principalmente em gordura animal, leite e em alguns tipos de grão. As vitaminas do complexo B são essenciais para a síntese de neurotransmissores, fundamentais para o bem-estar psicológico.
Carboidratos complexos
Nada melhor como a sensação de bem-estar para espantar o estresse! Carboidratos complexos possuem propriedades que aumentam a produção de serotonina, que além de regular o humor, também pode ajudar a combater dores de cabeça. Mas não se esqueça, o carboidrato deve ser complexo, ou seja, aqueles com estrutura química maior como, por exemplo, cereais integrais.
Alface
Barato e fácil de ser encontrado, a alface pode ser consumida de forma bem democrática, acompanhando vários tipos de pratos. E o melhor: a folha possui substâncias como a lactucina e a lactupicrina, encontradas principalmente em seu talo, que atuam como calmante.
Frutos do mar e peixes
Ricos em zinco e selênio, quando incluídos na alimentação, ajudam a diminuir o cansaço e ansiedade, os protagonistas na causa do estresse.
Chocolate amargo
Não precisa deixar a sobremesa de lado! O chocolate também pode ser um aliado no combate contra a o estresse, já que ajuda a reduzir os níveis de hormônios e outros elementos bioquímicos responsáveis pelo estresse. É claro que, para não se transformar um problema para a dieta equilibrada, deve-se tomar alguns cuidados: prefira versões com 70% de cacau em sua composição e não ultrapasse o consumo de 40 gramas por dia.