Empréstimo ou Financiamento? Veja qual a diferença entre as duas modalidades
Quando precisamos de dinheiro, especialmente no caso do pagamento de um bem de alto valor, alguns dilemas e opções acabam aparecendo em nosso caminho. Quando as opções caem entre o empréstimo e financiamento, vem a dúvida: qual a diferença e qual é a melhor escolha?
As diferenças das modalidades
Para escolher a opção certa, que vá de acordo com as suas necessidades, é preciso analisar as características de cada uma delas! Apesar de muitos achares que empréstimo e financiamento são sinônimos, há características bem distintas entre um e outro, especialmente em relação às taxas aplicadas e a burocracia envolvida.
Tanto o empréstimo quando o financiamento, são contratos entre o cliente e uma instituição financeira, que lhe concede um valor mediante à promessa de pagamento acrescido de juros. O número de parcelas e os juros são combinados logo antes de você assinar o contrato.
A maior diferença é que o valor obtido em um empréstimo não precisa ter destino específico, enquanto o do financiamento, precisa ser indicado já na assinatura do contrato.
Empréstimo
A característica mais notável do empréstimo, em comparação ao financiamento, é a liberdade e facilidade. Como dito anteriormente, você não precisa justificar para a instituição financeira a destinação que dará ao dinheiro, bastando apenas efetuar os pagamentos dentro do prazo definido. Por outro lado, e justamente devido a sua facilidade, o empréstimo apresenta juros mais altos.
O fator mais importante para definir a taxa de juros de uma operação de crédito é o seu grau de risco para a instituição financeira. No caso do empréstimo, se houver inadimplência, o banco terá que arcar com o prejuízo.
Financiamento
Juros mais baixos e prazos mais longos são outras características que distinguem o financiamento de um empréstimo e fazem com que seja a melhor opção na hora de comprar um imóvel. Como sua finalidade é definida, o financiamento é uma transação mais segura para os bancos, que no pior dos casos, terá o imóvel ou veículo adquirido como garantia no caso de um não pagamento. É por esse motivo que os juros diminuem bastante no financiamento, e essa é a principal informação que você irá precisar para tomar a sua decisão. Sempre confira a Taxa de Juros e o Custo Efetivo Total dentre as opções que você tem.
A liberação de crédito
Outra diferença importante entre o empréstimo e o financiamento está na liberação do crédito. No primeiro caso, o dinheiro é entregue para você, que terá o poder de decidir em que e como utilizá-lo. No financiamento, os recursos vão diretamente para o vendedor do bem ou produto financiado.
Quando o empréstimo é a melhor opção?
Em questões de burocracia, os empréstimos são mais simples e rápidos, logo, se a pessoa necessita do dinheiro de forma urgente, o empréstimo é o mais indicado.