Economizando com o transporte
Ter e manter um carro é um dos gastos fixos majoritários no planejamento mensal, e em época de orçamento mais apertado, é necessário fazer alguns ajustes para conseguir fazer o salário render mais. Colocando um hábito ou outro em prática, você pode conseguir. Veja as dicas que separamos!
Carona solidária
Quem tem colegas de trabalho que moram por perto, amigos que fazem o mesmo caminho que você e até filhos estudando na mesma escola que a dos vizinhos, podem adotar uma técnica que beneficia todo mundo: a carona. O uso do carro pode ser reservado e o valor da gasolina, dividido, basta ter organização!
Vá de transporte público
Essa é uma dica bem popular, mas não à toa, além de fazer bem para o meio ambiente, seus gastos com combustível, manutenção, multas e estacionamento podem cair bastante. Essa medida não precisa ser todo dia: escolha dois ou três dias da semana para deixar o carro em casa e perceba a diferença no bolso no fim do mês.
Melhore sua saúde
Que tal trocar o carro pela bicicleta ou uma caminhada em percursos mais curtos? Além de economizar com o combustível, incluir uma atividade física na sua rotina pode melhorar seu bem-estar e qualidade de vida.
Atenção ao combustível
Identifique os postos que costumam cobrar menos e se programe para abastecer sempre neles; evite andar com o carro na reserva (o que força a bomba e consome ainda mais) e tome cuidado para não acabar adquirindo combustível adulterado: pior que pagar a mais na gasolina, é acabar comprometendo o funcionamento do carro e gerar um gasto futuro ainda maior.
Coloque tudo na ponta do lápis
Ao colocar na ponta do lápis todos os gastos com o seu veículo – IPVA, seguro obrigatório, seguro auto, combustível e a última manutenção – dá para ter um panorama de quanto da sua renda é comprometida e estudar qual opção é melhor para economizar!