Água: uso inteligente
Mesmo que habitamos o “Planeta Água”, este recurso não pode ser esbanjado, sendo que o correto não seria falarmos em economia de água, e sim em uso consciente e inteligente. Atitudes simples devem ser acatadas não só por conta da crise que estamos passando, mas os hábitos devem permanecer, afinal, as consequências não só pesam no bolso como também refletem no futuro e no meio ambiente. Aqui vão nossas principais dicas:
1) Torneira aberta, só ao enxaguar
Enquanto lavar os cabelos, fizer a barba ou escovar os dentes, tenha o hábito de fechar a torneira. E ainda, quando abri-la para o enxague, e abra apenas o necessário, sem desperdiçar uma grande corrente de água. Ao fechar, verifique se ela não está pingando.
2) Fuja de vazamentos
Vazamentos são os grandes vilões do desperdício de água. Verifique se seu lar ou estabelecimento sofre desse problema: interrompa o consumo e veja se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se sim, procure um profissional, porque certamente há vazamentos.
3) Peneirinha na torneira
Popularmente conhecida como peneirinha, o aerador ao ser colocado na torneira proporciona a sensação de um fluxo mais intenso e ajuda muito a reduzir o consumo de água.
4) Limpe antes de lavar
Não custa repetir essa dica, que muitos já ouviram. A questão é que a maioria dos alimentos desgrudam e saem com maior facilidade com guardanapo do que apenas com a pressão da água. Além disso, seu ralo e encanamento agradecem.
5) Vassoura e água reutilizada
No quintal, a limpeza fica sempre por conta da vassoura e uma lavagem mais elaborada com a água reutilizada da máquina de lavar roupas e também captada da chuva, uma grande aliada!