Vida Financeira

Imagem do Post
Uso inteligente do 13º salário!

O décimo terceiro vem no final de ano e garante uma boa ajuda para as festas, mas é importante lembrar que o começo do ano vem com impostos como IPTU e IPVA, além de taxas de rematrícula da escola dos filhos. Que tal começar o planejamento para 2017 desde já e aproveitar o décimo terceiro? Veja as dicas que separamos para o seu controle financeiro!

 

Planeje o uso do dinheiro extra

Um hábito comum na utilização do décimo terceiro salário, é destinar o dinheiro extra para pagar dívidas. É importante buscar formas de negociar as dívidas de modo que você não fique totalmente sem dinheiro!

Não aceite a primeira proposta

No caso de escolher renegociar dívidas antigas, insista nas suas opções! Muitas vezes uma boa renegociação oferece acordos com descontos vantajosos. Só feche um acordo parcelado se o valor se encaixar bem com as dividas gerais mensais.

Compras de Natal com cuidado

É comum para quem não tem dívidas extras cair em certas autoindulgências com o recurso. É importante planejar bem para onde o dinheiro vai, mesmo na compra de presentes. Aproveite e deixe o cartão de crédito de lado e pague a vista, assim o ano começar sem faturas altas para pagar.

Comece uma reserva financeira

Com as dívidas pagas e presentes comprados, que tal começar a pensar a longo prazo? Uma reserva financeira é essencial para e saúde econômica da família. Mesmo começando com um pequeno valor, é possível ir adaptando a rotina para em que cada pagamento, uma parte do dinheiro seja poupado. O ideal para garantir essa segurança financeira, é poupar entre 6 e 12 meses de salário.

Invista ou diversifique

Quer começar a investir para fazer o dinheiro extra render? A dica principal é escolher investimentos de baixo risco, que acompanhem a taxa básica de juros (Selic) ou o CDI (taxas de juros cobradas pelos bancos). O momento também é bom para diversificar investimentos, como o tesouro direito ou PGBL.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 16.12.2016

COMPARTILHAR

Comentário aguardando aprovação.

Comentário aguardando aprovação.

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.