Vida Financeira

Imagem do Post
Terminando o ano com saldo positivo!

O ano está se aproximando do fim e, com ele, as compras do final de ano, festas e viagens. Para conseguir equilibrar tudo isso e evitar carregar dívidas para o ano seguinte, é necessário um bom planejamento financeiro! Confira nossas dicas para terminar o ano no azul.

Orçamento de final de ano

Planejamento é sempre o primeiro e mais importante passo para garantir sua saúde financeira em qualquer época do ano. Faça uma análise apurada da sua situação financeira atual e estude até onde é possível ceder às tentações natalinas! Outro ponto importante é definir limites para si mesmo e para a família, acordando um valor máximo para gastar, de forma que não afete ou aperte o orçamento.

Utilize o 13º com cuidado!

O 13º salário é uma oportunidade de conseguir iniciar o ano seguinte com maior tranquilidade financeira! Caso tenha alguma dívida pendente, o momento é perfeito para regularizá-la. Caso contrário, o mais prudente a se fazer é equilibrar os gastos a mais com festas e presentes e poupar parte do dinheiro para o mês de janeiro.

Planeje as compras natalinas

Monte alguns passos para se tomar antes das compras de presentes e pacotes de viagens de Natal e Ano Novo! Essa época do ano é marcada por promoções e condições especiais que podem acabar não sendo tão boas assim a longo prazo. Faça uma lista de compras, sempre pesquise preços antes de comprar, estude a possibilidade de pagar à vista e leve em consideração o quanto promoções do tipo “compre agora e pague depois” realmente valem a pena!

Reserve dinheiro para o próximo ano

Vale lembrar que janeiro é um mês de altos gastos, já que o começo do ano geralmente é marcado por diversos reajustes (como IPVA, IPTU, matrículas escolares), retorno às aulas, entre outros números a mais no orçamento. O mais prudente é poupar e adaptar o orçamento para não ter surpresas e conseguir começar bem o ano!

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 28.10.2016

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.