Vida Financeira

Imagem do Post
Quando vale a pena pagar o IPTU à vista?

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) definitivamente se encaixa nos custos fixos que precisamos prever todo ano. Esse imposto é cobrado de todos os contribuintes proprietários de imóveis, sejam apartamentos, casas ou comércios – mas podem variar de acordo com a localidade.

Sabendo que, geralmente, os municípios dão descontos para o IPTU pago à vista, é melhor pagar desta forma ou parcelado? Descubra com a gente!

Vale a pena pagar o IPTU à vista?

Geralmente temos a impressão de que algo parcelado não irá pesar tanto nas finanças pessoais, mas ela pode ser falsa! A melhor forma de analisar é calcular se o valor economizado será maior do que a porcentagem de lucro em investimentos de renda fixa que possuem Imposto de Renda. Um exemplo: O parcelamento do IPTU acarreta o pagamento de juros em torno de 0,90% ao mês. Este valor ultrapassa os juros em aplicações na poupança, que giram em torno cerca de 0,6% ao mês. Ou seja: as contas provam que esse é um dinheiro que seria melhor utilizado sendo poupado.

De olho dos valores

Existem várias calculadoras online para simular e comparar os juros do pagamento parcelado com o rendimento da poupança. Se o rendimento for maior do que os juros do parcelado, o que vale a pena é pagar o IPTU à vista!

Aproveitando os descontos

Os descontos para pagamento a vista podem girar em torno de 4% do valor total. Pagar à vista, pode evitar um comprometimento a longo prazo, ou que a pessoa se esqueça de pagar algum boleto – o que acarreta em ainda mais juros e multas.

Mora de aluguel?

Para quem mora de aluguel, vale dizer que geralmente o valor é repassado no aluguel mensal, ou fica por conta do inquilino pagar diretamente, recebendo então os boletos do locador. Se a segunda opção for o caso, vale a pena conversar com o proprietário caso prefira o pagamento à vista. Nesse caso o ideal é ter certeza de que passará o ano todo no imóvel, já que caso o contrato termine antes, você terá pago algo pelo qual não irá usufruir.

Quando pagar a prazo?

Pegando de exemplo o tópico acima, para quem mora de aluguel e tem um contrato que está acabando ou não tem garantia de permanência no imóvel, pagar o IPTU à vista pode não ser vantajoso. Outras situações em que o parcelamento tem preferência é quando a pessoa já está “enrolada” com outras dívidas. O melhor mesmo é se organizar primeiro!

E você? Como prefere pagar o seu IPTU?

Imagem do Autor

POR: admin
EM: 21.06.2017

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.