Vida Financeira

Imagem do Post
Proclame sua independência financeira!

Administrar o próprio dinheiro pode ser um grande desafio, e é exatamente por isso que a independência financeira leva tempo para ser alcançada e tem por trás, uma verdadeira jornada! Se você sonha com o dia em que não precisará se preocupar se vai sobre ou não dinheiro no final do mês, nós damos algumas dicas para você conseguir dar o ponta pé inicial!

Um estágio por vez

A independência financeira tem estágios de “evolução” definidos, como qualquer processo que acontece gradualmente. Focando no primeiro passo, o primeiro objetivo é se ver em liberdade do ciclo salarial, ou seja, em poder de uma reserva que permita com que sua segurança financeira não seja ameaçada, mesmo se precisar ficar alguns meses sem trabalhar.

Planejamento e estratégia no vocabulário

Independente da renda mensal, é possível cultivar sua independência financeira partindo de um bom planejamento! Se você ainda gasta mais do que ganha, crie metas, faça as contas e veja onde é possível cortar gastos. Economizar no início é essencial!

Adote hábitos que vão mudar sua vida

Sua capacidade de fazer escolhas mais inteligentes será sua principal aliada nessa jornada. Mantenha as rédeas da sua vida financeira sob controle anotando cada centavo gasto, eliminando gastos exorbitantes com itens supérfluos e monitorando seu progresso através dos novos hábitos. Uma técnica que pode ajudar muito, do começo ao fim, é utilizar uma planilha de acompanhamento financeiro!

Trabalho e disciplina

Você sabe como fazer seu dinheiro render mais a partir de seus esforços pessoais e profissionais? Você tem a disciplina necessária para seguir seus próprios planos ao pé da letra? Essas são duas perguntas essenciais a fazer para si mesmo na busca da independência financeira. Ter uma segunda fonte de renda, por exemplo, pode acelerar esse processo ao monetizar uma atividade com que tenha afinidade.

Investir com pouco dinheiro, é possível!

 Opções rentáveis e de baixo risco são as mais indicadas para quem está começando – e ainda tem pouco dinheiro –. Esse tipo de aplicação pode ser encontrada no próprio banco em que se tem conta. Com um montante de R$ 500, por exemplo, é possível começar um plano de previdência como o VGBL ou PGBL, que só permite o resgate após algum tempo, garantindo essa reserva. Outras opções de baixo risco, ainda, são investimentos como renda fixa e Tesouro Direto, opções bastante acessíveis para quem está começando!

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 22.09.2016

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.