Entretenimento

Imagem do Post
Faça seu pão com fermento natural

Se você gosta de fazer pão em casa, você deve estar usando o fermento fresco ou o seco, próprios para esse tipo de massa. Mas se você quiser incrementar ainda mais o seu pão, que tal fazer o seu próprio fermento? Sim, é possível e relativamente fácil.

Chamado de Levain, o fermento natural consiste basicamente em uma massa obtida pela mistura de farinha e água, que em contato com algum tipo de “comida” que pode ser um pequeno pedaço de abacaxi, fruta seca, mel, iogurte, cerveja ou vários outros tipos de comida, começa a fermentar.
Essas fermentações produzem gás carbônico e alguns ácidos, sendo os mais comuns o acético e o lático. Depois do período de “incubação” essa massa tem condições de servir como fermento, ou seja, como agente de crescimento para outras massas.

O resultado é um fermento que fará pães muito mais saborosos e que poderão ser guardados por várias semanas sem estragar. Mas atenção, estamos falando de um organismo vivo, então você precisará guardá-lo em local adequado e cuidar da temperatura.

Gostou da ideia? Então se quiser se aprofundar, procure um especialista (pode ser aquele seu padeiro de confiança) e peça para ele te dar umas dicas de como fazer. Com certeza, seus pães ficarão muito mais saborosos e você nunca mais voltará a fazer com os fermentos industrializados.

Ingredientes
2 copos e 1/2 de água morno
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sal
1 ovo
1 copo de óleo
1 kg de farinha de trigo
50 g de fermento de padaria

Modo de Preparo
Misturar o fermento de padaria na água morna
Levar ao liquidificador o açúcar, o óleo, o sal, o açúcar, o ovo e a água com o fermento

Bater por alguns minutos. Colocar em uma bacia grande esta mistura e acrescentar o trigo aos poucos, misturando com as mãos (a quantidade de trigo suficiente se dá quando a massa não grudar em suas mãos)

Deixar crescer por 1 hora

Dividir a massa em partes e enrolar os pães. Deixar crescer novamente por 40 minutos

Levar para assar por mais ou menos 30 minutos. Se desejar pode substituir o óleo por banha.

Variações

Você pode rechear o seu pão, dando um sabor especial a ele. Dá para fazer com  linguiça (é só assar a linguiça e depois esfarela-la e misturar), com bacon (picado em pequenos cubos), tomate seco, castanhas, calabresa, passas e outras diversas combinações.

Imagem do Autor

POR: admin
EM: 29.04.2015

COMPARTILHAR

Comentário aguardando aprovação.

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.