Vida Financeira

Imagem do Post
O primeiro passo para o enriquecimento

Uma verdadeira tendência mundial, disseminada pelas redes sociais, é a vontade de registrar o que acontece em nossa vida. Mas não ter a rotina de registrar todos os gastos em um caderno ou em uma planilha, leva a uma situação muito comum: o dinheiro acaba antes do final do mês ou o orçamento fica muito apertado, e não se sabe ao certo para onde ele foi.

            Para conquistar o que se almeja é preciso conhecer o valor do  dinheiro e saber administrar os recursos, o salário ou fontes de renda.  Controlar as despesas diárias não pode ser visto como um fator limitante, mas é o primeiro passo para um futuro tranquilo e próspero financeiramente.

Se você tem o conhecimento de quanto tem de renda e de todos os compromissos do mês, torna-se possível medir a capacidade de pagamento e de poupança. Costumo verificar que aqueles que não conseguem dar esse simples passo, ficam limitados a trabalhar apenas para o pagamento das contas. Registrar os gastos nos leva a três fases bem distintas.

A primeira é verificar qual o destino do dinheiro – isso incluirá o pequeno lanche, as gorjetas, as pequenas compras. A segunda fase será racionalizar os gastos e eliminar o supérfluo e pagar dívidas. A terceira etapa é manter o equilíbrio das despesas e turbinar os investimentos. A partir disso, será mais fácil manter essa rotina.

E com o tempo você verá mais resultados no lado dos recursos investidos e da renda valorizada, as despesas estarão equilibradas e você poderá ter mais momentos para serem registrados, mas de uma forma financeiramente tranquila.

Imagem do Autor

POR: Mauro Calil
EM: 15.10.2014

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.