Vida Financeira

Imagem do Post
Investimento a curto prazo – Como fazer?

Quando se fala em investimento, a ideia que vem à cabeça é algo para um futuro distante, mas emergências podem acontecer a qualquer momento, certo?

 Por isso, investir a curto prazo é muito importante quando se pensa em eventualidades, como problemas médicos, situações inesperadas ou viagens de última hora. Hoje mostramos os melhores investimentos para um resgate rápido, de acordo com a sua necessidade!

Certificado de depósito bancário – CDB

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são documentos emitidos pelos bancos com a finalidade de captação de recursos. Funciona como uma espécie de empréstimo entre o cliente e o banco. Porém, há uma diferença importante: neste caso, é o banco que fica devendo dinheiro à pessoa física, sendo a taxa de juros ou uma remuneração determinada na contratação, a rentabilidade do investimento. O ideal para quem quer investir a curto prazo é optar por títulos com liquidez diária e uma carência mais curta.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título público pós-fixado, que acompanha a variação da taxa Selic. Apesar dos descontos de imposto de renda e taxa BM&FBovespa, sua rentabilidade supera o velho modo de guardar dinheiro – a poupança – com a atual taxa de rendimento em 10,06% ao ano (consultada em 04/2017).

 A curto prazo, é interessante investir em títulos que sofrem mais oscilações com os movimentos de taxa de juros.

Fundos DI

Fundos de renda fixa diferenciados tem como sua principal característica investir a maior parte da aplicação em títulos públicos do tesouro nacional atrelado ao CDI. O que deve receber a sua atenção é a taxa administrativa, que deve ser baixa – por volta de 0.5% a 1% – para valer a pena. A opção entra na lista por ter liquidez diária, o que significa que é possível tirar o dinheiro sem um prazo predeterminado, assim que a necessidade bater à porta!

Operações compromissadas

A rentabilidade das operações compromissadas, assim como no tópico anterior, é atrelada ao CDI.  Nesta modalidade de investimento a curto prazo, o vendedor assume o compromisso de recomprar os títulos que “emprestou”, ou seja, o banco pode vender um título com o compromisso de recomprá-lo em um determinado período de tempo. Assim, a data prevista pode ocorrer em curtos períodos de tempo para que, em caso de emergências, você tenha esse fundo em mãos.

E você, já tem algum fundo de emergências o qual recorrer?

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 12.04.2017

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.