Vida Financeira

Imagem do Post
Educação financeira começa em casa

Saber lidar com o dinheiro é uma habilidade essencial que usamos em todos os momentos da vida, pessoal e profissional. Assim, desenvolver essa habilidade em casa pode ser uma ótima oportunidade para seu filho aprender sobre o assunto. Mas como ensinar uma criança se em alguns casos os pais também não dominam o tema? A resposta é: informação. O mercado está repleto de livros, cursos e reportagens sobre como cuidar do dinheiro.

 

            Para ensinar as crianças, comece com uma brincadeira com moedas. Mostre que, quanto mais moedas, mais o cofrinho fica pesado. No caso de crianças em fase de alfabetização, ensine-as a reconhecer as notas pelos números e letras, e quando já tiverem aprendido as operações matemáticas básicas, pode-se introduzir uma mesada. Já os jovens devem ser incentivados a anotar os gastos com lanches, lazer e transporte, por exemplo, em um caderno ou agenda.

 

No caso da mesada, deve-se ensinar que aquele dinheiro é destinado a satisfazer suas necessidades e vontades, como a compra de algum item de desejo, e que estes recursos são para o mês inteiro. Não se deve dar uma mesada e, se o dinheiro acabar antes do final do mês, dar mais. Este caso é mais uma oportunidade para ensinamento de economia.

 

O dinheiro acabou e não dá para comprar lanche na escola? Leve o lanche de casa e ensine-o a conter impulsos de consumo “tolo”. Vale também aconselhar o jovem a guardar um pouco da mesada para comprar aquele item que ele tanto quer. Assim, estará ensinando que a responsabilidade de conseguir ou não o que se quer é dele.

 

E por fim, claro, dar bons exemplos aos filhos também faz parte da educação financeira: lembre-se que ele se espelha em você. São pequenos detalhes como estes que podem fazer toda a diferença.

Imagem do Autor

POR: Mauro Calil
EM: 02.10.2014

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.