Vida Financeira

Imagem do Post
Dividindo os gastos em família

As famílias modernas fogem do modelo tradicional onde a mãe cuida da casa, os filhos vão para a escola e o pai trabalha e arca com as despesas. Obviamente, hoje em dia as mulheres estão no mercado de trabalho, os filhos já começam a estagiar, fazer programas de trainee e têm renda. Já que todos são ativos no mercado e possuem renda, por que não dividir as despesas comuns em casa? Aqui vão algumas dicas para começar esse exercício.

Quando o filho começa a trabalhar, o ideal seria atribuir alguma conta da casa para que seja paga por ele, por exemplo, a conta do telefone ou do celular dele ou uma conta pequena como a conta de luz. Esse passo é um pequeno ensino sobre finanças e uma preparação para a vida adulta, para que ele consiga ter responsabilidades atreladas as finanças.

No caso do casal, há diversas formas, mas uma opção é juntar a renda em um bolo só, podendo até ser em uma conta conjunta, e a partir desse total realizar pagamentos. Já que são casados, subentende-se que se queira o bem e envolvimento comuns,  então não há problemas em utilizar esse dinheiro de forma conjunta.

Imagem do Autor

POR: Mauro Calil
EM: 06.11.2014

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.