Vida Financeira

Imagem do Post
Como investir o dinheiro do FGTS?

Desde de março, todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015 tem direito ao saque das contas inativas de FGTS. Quem faz parte desse grupo se viu com dinheiro extra nas mãos e com a oportunidade de fazer esse saldo render ainda mais. Quer saber como? Continue lendo!

Dívidas primeiro

Se você tem dívidas, a recomendação é utilizar o dinheiro extra para eliminá-las. Caso já tenham sido protestadas, o segredo é saber negociar os valores que podem sair bem menores que os iniciais em um pagamento a vista. Agora, se você está livre de dívidas, essa é sua oportunidade para começar a investir e gerar uma boa reserva financeira.

 

Tesouro Selic

O Tesouro Direto é como emprestar dinheiro a alguém e depois coletar o valor e os juros: como se você fosse o banco. Um título seguro e que combina com o perfil conservador de investidores – que significa basicamente investir em títulos de baixo risco – é o Tesouro Selic, que acompanha a taxa básica de juros da economia. Caso precise resgatar em curto prazo, essa é a melhor opção, já que contrário de outros títulos do Tesouro, o preço do Selic sofre pouca influência das condições de mercado quando há resgate antecipado.

Fundos DI

Os Fundos DI são outra opção considerada de baixo risco no mercado. É um tipo de investimento em renda fixa em que se pode aplicar o dinheiro junto a outros investidores. A administração desses fundos geralmente é feita por um especialista que analisa e decide estratégias de investimentos capazes de render melhor. Por esse motivo os Fundos DI cobram uma taxa de administração, o que não é despesa e sim oportunidade para investimentos de maior potencial.

CDBs

Nessa opção você estará, literalmente, emprestando dinheiro aos bancos. Os CDBs funcionam a partir de depósitos da quantia mínima determinada pela instituição (o Banco) na aplicação. No momento da contratação, é determinado um prazo para que o dinheiro fique aplicado. Quando o prazo terminar, o cliente retira, além do dinheiro que depositou, a quantia que ele rendeu. Esse rendimento varia de acordo com a taxa combinada no momento da contratação, que pode ser pós ou pré-fixada.

Bolsa de Valores

A opção pelo investimento na bolsa é para aqueles que não tem problemas em correr riscos maiores, já que apresenta opção de renda e ações bem variadas. A opção pode, sim, render um bom dinheiro, mas o ideal é procurar por um profissional experiente para dar orientação nas compras de carteira de ações e ter em mente que o retorno esperado pode demorar para vir.

Devo colocar na poupança?

É importante saber que a poupança não é a opção mais rentável para o seu dinheiro já que seu rendimento é bem inferior com relação aos outros investimentos. O benefício é que a caderneta de poupança não exige valor mínimo e possui liquidez imediata, logo, se você precisar utilizar o dinheiro, ele estará disponível para saque imediato, sem cobrança de taxas.

E então? Que tal pesquisar a alternativa de aplicação mais adequada ao seu perfil e começar a investir em uma reserva para o futuro?

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 12.05.2017

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.