Vida Financeira

Imagem do Post
5 dicas para comprar o primeiro apartamento

O que deve ser feito para dar o ponta pé inicial na compra da casa própria? Como se planejar para conseguir juntar o dinheiro ou não se enrolar com o financiamento? Hoje passamos algumas dicas que podem ajudar nessa jornada e responder essas questões!

Procure o imóvel ideal para você

Comprar um apartamento é como casar: você se compromete a longo prazo. Por isso, na hora de realizar esse sonho, é importante estar atento a todos os detalhes. Analise a vizinhança, por exemplo, visitando o local durante o dia e durante a noite. Assim você consegue observar o movimento, se o local é perigoso, se é barulhento, se está em uma rota de trânsito, etc. Quem tem filhos ou planeja ter, também é importante notar se o local conta com escolas, hospitais, postos, enfim, toda uma infraestrutura necessária para se viver com qualidade.

Além de tudo isso, é importante analisar o mercado e procurar saber como o imóvel pode valorizar para o caso de você vendê-lo futuramente. Entender qual faixa de preço se encaixa melhor com o seu potencial de compra/financiamento é outro passo para escolher o imóvel certo!

Planeje os custos a longo e a curto prazo

A curto prazo, é preciso prever como será pago o valor da entrada e, a longo prazo, como as parcelas do imóvel se encaixarão na sua vida financeira. Se for financiar, é importante prestar atenção no quanto da renda líquida da família será destinada a esse pagamento. Não é recomendado que a parcela comprometa mais do que 20%.

Se o plano for poupar para comprar, você também pode seguir algumas dicas para conseguir juntar dinheiro e realizar seu sonho, como já falamos aqui.

Tenha disciplina nas finanças pessoais

Observe onde os gastos podem ser cortados ou diminuídos. Ter um bom controle sobre as finanças, além de proteger o seu patrimônio, garante que você possa pagar pela casa própria e não venha a sofrer um distrato contratual que pode acarretar na perda de 10% até 30% do valor já pago.

Em caso de financiamento…

Quanto menor o valor financiado, menor será o pagamento de juros e o prazo de pagamento do seu imóvel. Apesar de nem sempre existir a possibilidade de quitar o imóvel à vista, uma saída é dar o máximo do valor que conseguir logo na entrada. Caso tenha disponível, vale a pena usar o FGTS já que o benefício é exclusivo para quem não possui nenhum outro imóvel no nome.

Guardando dinheiro? Faça-o render!

Dinheiro parado, não rende! Se estiver visando juntar dinheiro para pagar o seu imóvel à vista, ou até para dar uma entrada mais “gorda”, tente movimentar esse montante. A quantia pode crescer com algumas aplicações e investimentos, como por exemplo, o tesouro direto, do qual já falamos aqui!

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 08.06.2017

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.