Institucional

Imagem do Post
7 termos de finanças para iniciantes

Um dos primeiros obstáculos para quem quer começar a investir, mas nunca teve contato com o mundo financeiro antes, são os inúmeros jargões, siglas e termos utilizados ao longo do caminho. Mas não precisa se assustar! Muitos dos termos representam coisa simples de se entender, por isso separamos um glossário rápido e fácil para você!

Custos Fixos

Custos fixos para as finanças pessoais, são aqueles que tem data certa e que não variam de valor (a não ser quando há reajustes) como, por exemplo, aluguel e contas de servidores de telefonia e internet com o custo pré-fixado no contrato. É importante considerar qualquer custo na hora de se organizar para começar a investir.

Custos Variáveis

Os custos variáveis são aqueles que podem ser alterados de acordo com determinados eventos: lazer, a compra do mês quando os produtos sofrem aumento de preços e outros gastos do dia a dia. Combinando esses custos variáveis com os custos fixos, é possível verificar quanto é gasto no mês e quanto pode ser economizado para um fundo de emergência ou futuro investimento.

Carteira de investimentos

Uma carteira de investimentos é um conjunto de aplicações feitas em diferentes investimentos. Quando se contrata, por exemplo, um gestor de fundos para administrar uma carteira, ele irá diversificá-la e escolher as aplicações que vai fazer, acompanhar o resultado e fazer ajustes quando achar necessário. Tudo é feito, claro, dentro do seu perfil de investidor: conservador, moderado, arrojado ou agressivo, o que nos leva aos próximos tópicos!

Investidor conservador

O conservador é um investidor que prioriza a segurança e liquidez do investimento ao invés de alta rentabilidade. Esse tipo de investidor prefere fundos com retorno previsível, ficando longe de qualquer risco e normalmente são poupadores disciplinados, que inclusive, preferem a caderneta de poupança para investir o seu dinheiro.

Investidor moderado

O investidor moderado é aquele que gosta da segurança dos investimentos de renda fixa – como a poupança e o tesouro direto –, mas também não vê problema em fazer negócios um pouco mais arriscados. Por isso participa, por exemplo, também em fundos multimercado ou de ações.

Investidor Arrojado ou Agressivo

Este perfil é formado por aqueles que não têm problema em correr riscos no curto e médio prazo e como seus objetivos são de longo prazo, sua carteira de investimento é mais diversificada, com compra de ações na bolsa de valores. A prioridade desse tipo de investidor é sempre a rentabilidade com o objetivo de ir aumentando o seu patrimônio.

Alíquota

Um exemplo usando o imposto de renda: a tributação de imposto de renda no Brasil faz com que quanto mais se ganha, mais se pague. Isso significa que a alíquota de imposto é diretamente proporcional ao rendimento do contribuinte. Ao descobrir a base de cálculo de qualquer tributo, devemos aplicar a alíquota, um percentual definido em lei. O resultado da operação nos traz o total a pagar em impostos.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 30.05.2017

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.