Vida Financeira

Imagem do Post
Entenda o VGLB e PGBL e como investir!

A previdência privada ou complementar, já é praticamente indispensável para o brasileiro que deseja uma aposentadoria tranquila. E é em investimentos como o VGBL e PGBL que muitos vêm apostando. Mas você sabe qual é a diferença entre essas duas modalidades? Nós explicamos!

Quais são as diferenças?

A diferença entre os planos PGBL (Plano Gerados de Benefício livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), está em como o imposto de renda incide sobre cada um. Basicamente, no PGBL o imposto incide sobre o valor total do resgate, enquanto no VBGL, o imposto irá incidir apenas sobre os rendimentos do plano.

VGBL

O VGBL é mais indicado para aqueles que não precisam realizar a declaração anual do imposto de renda (ou usam o modelo simplificado), já que prêmios pagos nesse tipo de plano não podem ser deduzidos do imposto. O plano é considerado um seguro de pessoa, pois garante indenização ao segurado em caso de imprevistos, desde que as contribuições estejam em dia.

Vale a pena?

Depende do seu perfil! O VGBL é um plano em que pode haver a transmissão do benefício e funciona quase como um seguro de vida. A opção é na medida para quem pensa, por exemplo, na sucessão familiar. Além disso, o VBGL também é a opção ideal para quem não é segurado no INSS, transformando-se no plano de previdência principal, ao invés de complementar.

PGBL

O PGBL é para quem aposta em uma previdência complementar. Nele, o imposto de renda incide sobre o valor total a ser resgatado ou recebido como renda. O plano também oferece o benefício fiscal de deduzir o valor investido da declaração de renda.

Vale a pena?

Assim como no VGBL, tudo depende do seu perfil e objetivo. O PGBL deve ser considerado por quem deseja uma complementação da renda já proporcionada pela previdência social. A opção funciona bem para quem deseja se aposentar com mais conforto e segurança!

Quando investir?

Ingressou no mercado de trabalho? Então o ideal é começar a investir o quanto antes!

As mudanças do mercado de trabalho e do atual sistema de Previdência Social indicam certa instabilidade devido ao crescimento da população e da expectativa de vida. Além disso, o valor recebido mensalmente na aposentadoria corresponde ao tempo de serviço e percentual de contribuição, sendo o máximo, o teto da Previdência Social que hoje, é de R$ 4.633.

E então, já decidiu em qual plano suas necessidades se encaixam melhor?

Imagem do Autor

POR: admin
EM: 20.01.2017

COMPARTILHAR

Comentário aguardando aprovação.

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.