Entretenimento

Imagem do Post
Cinco dicas de alimentação para o inverno

Com o inverno chegando e o corpo precisando de mais energia para se manter aquecido, a fome parece aumentar e muitas são as tentações: uma sopa acompanhada de um bom pão aqui e um chocolate quente com biscoitos ali, podem acabar afetando o equilíbrio da alimentação e sobrepujando o consumo de alimentos necessários para blindar o organismo dos males típicos da estação: a gripe e os resfriado.

Com algumas escolhas inteligentes, é possível fortalecer o sistema imunológico e não se deixar abater pelo frio! Confira as dicas:

Evite alimentos e hábitos que reduzem a imunidade

Excesso de alimentos industrializados podem “deprimir” nosso sistema imunológico e “roubar” nutrientes do organismo para fazer a digestão. Outros excessos, como de lácteos e de bebida alcoólica, produzem microrganismos em sua digestão que causam o mesmo efeito.
No dia-a-dia, é necessário tomar cuidado com certos hábitos: uso excessivo do ar condicionado, por exemplo, resseca as mucosas e produz um desequilíbrio térmico no organismo e favorece o aparecimento de doenças do trato respiratório.

Prefira o alimento o mais natural possível

Consumir sopas de legumes sem muitos acompanhamentos, incrementadas com carnes magras e fibras solúveis como o farelo de aveias, são as melhores alternativas para promover a saciedade sem comprometer a dieta. Caldos e chás naturais também são boas opções para aquecer e se manter hidratado.

Aumente suas defesas orgânicas

Tempere seus preparos com açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, alho e até pimenta! Os condimentos possuem vitaminas como a C, A e E, que seu organismo irá agradecer. Fontes de selênio como: Frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho, cereais integrais (aveia, quinoa) cogumelo, levedo cerveja, castanha do Pará, ovo caipira; também possuem propriedades antioxidantes, imunoestimulantes e anti-inflamatórias que manterão as defesas do corpo com força total. Também inclua Zinco, Ômegas 3 e 6 e vitamina B6 para se blindar ainda mais seu corpo.

Não largue a atividade física de lado!

Além de uma boa alimentação, é importante manter o corpo em movimento, ainda que de forma moderada. A atividade física melhora a eficiência de todo esse esforço para se manter saudável e ajuda a diminuir a incidência e gravidade de processos infecciosos no organismo.

Não conseguiu escapar da gripe? Cuide-se!

Em primeiro lugar, hidrate-se! Os líquidos são essenciais para melhorar sintomas de obstrução nasal e dor de cabeça. E sabe o chá da vovó? Não dispense assim tão fácil! Aquela infusão de alho, gengibre, canela e mel têm ação antiviral e expectorante que estimulam a imunidade.
Por último: descanse bastante, afinal, todos nós conhecemos os benefícios de um bom sono reparador.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 30.06.2016

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.