Vida Financeira

Imagem do Post
10 dicas para economizar água!

O alto consumo de água é um fator preocupante em todo o Brasil. Recentemente diversos estados passaram por problemas de abastecimento em decorrência do baixo volume de suas represas. Para que não falte a água é preciso que todos colaborem. Confira 10 dicas super simples para economizar.

 

1 – Na hora de tomar banho, não esqueça de fechar o chuveiro para se ensaboar! Se possível reduza o tempo do seu banho. Se cada brasileiro reduzisse em 1 minuto por dia a economia de água equivaleria a 15 dias de operação da usina de Itaipu em sua potência máxima!

2- A água que sai da máquina de lavar na hora do enxague é bastante limpa e pode ser utilizada para lavar o chão ou o jardim, além de ser utilizada na hora da descarga. O mesmo vale para a água do banho ou da chuva, por exemplo.

3 – Procure por vazamentos! Caso perceba algum tipo de vazamento pela sua casa, não demore para consertá-lo. O reparo provavelmente sairá mais barato do que a soma das contas d’água com o desperdício.

4 – Quando for lavar as roupas, acumule uma quantidade que utilize toda a capacidade da sua máquina. Lavagens de poucas peças devem ser feitas à mão.

5 – Na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada. Deixar a água correndo além de desnecessário é um grande desperdício.

6 – Lavar a louça pode (e deve) ser mais econômico. Coloque a louça utilizada em uma bacia com água e sabão para que a sujeira mais pesada comece a se desgrudar. Essa simples atitude já reduz bastante a quantidade de água na hora do enxague!

7 – Carros não precisam de lavagens frequentes. Ainda assim, quando for indispensável, utilize um balde ao invés da mangueira. Existem até mesmo técnicas para lavar o carro com apenas um copo de água!

8 – Instale restritores de vazão nas torneiras de casa. O acessório, também conhecido como peneirinha ou aerador não é caro e ajuda bastante na economia no fim do mês.

9 – Verifique o fechamento das torneiras e ensine as crianças a mantê-las sempre bem fechadas. Um pequeno pingo durante o dia todo já gasta quantias significativas, mesmo que não pareça.

10 – Além de toda a economia direta que podemos fazer, é importante lembrar que alguns itens e alimentos do nosso cotidiano utilizam grandes quantias de água para serem fabricados. Um litro de cerveja, por exemplo, gasta 5,5l de água para ser produzido, enquanto uma calça jeans gasta cerca de 11 mil litros. Por isso o consumo consciente de todos os produtos é fundamental!

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 31.08.2015

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.