Arquitetura e Construção

Imagem do Post
Qual o melhor piso para cada ambiente?

Na hora de construir ou reformar é muito importante pensar no tipo de piso que sua casa vai receber. É importante verificar a qualidade e durabilidade dos materiais, já que ele servirá como base e será utilizado todo o tempo por muitos anos.

Normalmente dividimos os ambientes entre quentes (ou secos) e frios (ou molhados). A divisão já diz bastante sobre os cômodos que fazem parte dos grupos. Salas e quartos são chamados quentes por serem ambientes que pedem mais aconchego e conforto.  Já cozinhas, banheiros e lavanderias precisam de pisos que não estraguem com facilidade por causa da umidade e contato com líquidos, que são mais frequentes nesses ambientes.

Nas salas e quartos um tipo de revestimento que vem sendo muito utilizado é o piso laminado. Ele oferece uma boa resistência, um bom acabamento e uma instalação muito simples e sem muita bagunça. É um ótimo substituto para os pisos de madeira, que são uma boa opção, mas com um valor mais elevado. É importante dizer que embora sejam pisos recomendados, eles não são uma regra, visto que outros fatores podem influenciar na escolha, como o clima. Em lugares quentes uma sala com piso frio pode ser bem-vinda, por exemplo.

Para o banheiro e a cozinha o ideal, no entanto, é esquecer os pisos de madeira por uma questão técnica. A umidade nesses ambientes é grande e precisa de um revestimento que não cause bolor ou infiltrações. O mais indicado são os pisos de porcelanato esmaltados, que são bastante resistentes. Para o banheiro é importante lembrar do fator antiderrapante no chão, evitando acidentes. Para o cômodo, pastilhas também são bem-vindas e são um ótimo item de decoração.

Em ambientes externos o fator mais importante é a resistência do material, devido aos fatores a que ficam expostos, como o sol e a chuva. O quartzito é bastante utilizado por ser um revestimento antiderrapante e que não esquenta muito, podendo ser usado em volta de piscinas e em quintais.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 12.08.2015

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.