Vida Financeira

Imagem do Post
Saúde financeira no casamento

Uma pesquisa lançada no segundo semestre de 2014 aponta que cerca de 17% dos brasileiros casados brigam em casa por um motivo em comum: dinheiro. A maneira com que cada um gasta é um dos principais motivos de discussões e acaba interferindo de maneira séria no casamento.

Para que a vida financeira não se torne motivo para divórcios desnecessários é importante que exista um planejamento do casal e uma clareza no diálogo sobre o assunto.

Conversar sobre a vida financeira é um dos primeiros passos a se considerar. Analisar as receitas, somar os gastos e decidir com quanto cada um irá contribuir nas despesas do mês não pode ser um tabu em um relacionamento. A decisão sobre quem paga o que, quanto do dinheiro e onde ele será investido deve ser conjunta e conversada com frequência.

Nessa conversa também é fundamental que seja estabelecida a responsabilidade de cada um, como quem paga qual conta ou faz o supermercado, por exemplo, respeitando prazos e datas de vencimentos. Isso evita que contas fiquem sem pagamento porque um deixou para o outro resolver.

É importante que haja também um planejamento de metas para o casal, além das individuais. Dessa forma fica mais fácil alcançar sonhos, como uma nova lua de mel ou até a compra de um novo apartamento.

Fazer uma reserva de emergência, com o equivalente à renda do casal por aproximadamente três meses, também traz uma segurança financeira que pode acalmar as coisas frente a uma possível emergência ou desemprego, dando tempo para que tudo se reestabeleça.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 16.06.2015

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.