Entretenimento

Imagem do Post
As Festas Juninas pelo Brasil

Chegou junho e com ele começam os festejos pelo país. A tradição das festas juninas tem origem europeia e chegou aqui com os Portugueses, que comemoravam os dias de São João, São José e São Pedro em grandes festas.

Ao chegar no nosso Brasil a festa teve influências da cultura africana e indígena, o que fez com que ela se transformasse no que conhecemos hoje.  Com a extensão do nosso país a festa foi sofrendo modificações e hoje acontece com características próprias em cada região.  As duas principais manifestações são no nordeste do país e no interior dos estados do sudeste.

No nordeste as festas são consideradas as maiores do Brasil e contam com muito forró, quadrilhas e comidas das boas! Em alguns estados existem grandes festivais que recebem turistas de todo o país para acompanhar os shows de forró e campeonatos de quadrilha. Como junho é o mês da colheita do milho, ele se transforma no ingrediente principal dos pratos típicos da festa, como pamonha, cural, canjica e bolo de milho. As fogueiras, bandeirinhas e balões fazem parte da tradição, enfeitando e colorindo ainda mais a festança.

No sudeste as festas são tipicamente caipiras, como são chamados os moradores do interior dos estados, principalmente São Paulo e Minas Gerais. Os tipos mais comuns de festas são as chamadas quermesses, onde igrejas, colégios e clubes montam barracas com diversas comidas e brincadeiras típicas.  A música caipira e o forró animam as quadrilhas, que embora não sejam tão competitivas e organizadas também são uma tradição!

As festas no Centro-Oeste seguem bastante o costume do sudeste, mas regados a muita música sertaneja e em alguns lugares com influências de países da fronteira, como o Paraguai.

No Norte do país as festas dão lugar à tradição do Boi Bumbá, principalmente no Amazonas, onde ocorre o festival de Parintins. O evento, que acontece no último final de semana de junho, divide a cidade entre os dois bois, Garantido e Caprichoso, e os preparativos tomam conta de todo o mês.

No sul do país, apesar das festas serem parecidas com as do sudeste, a caracterização é diferente do resto do país, que se veste com roupas coloridas e remendadas. No sul as roupas são a bombacha e o vestido de prenda, incorporando as tradições locais ao São João. As fogueiras fazem parte da tradição e as danças mais populares são o xote e o vanerão.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 03.06.2015

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.