Vida Financeira

Imagem do Post
Coloque os gastos no papel

Há um conselho unânime no universo da educação financeira: quem deseja ter sucesso financeiro ou equilibrar as contas precisa colocar todos os gastos no papel.
Visualizar os gastos é importante e o modo de fazer isso é muito particular: em uma planilha no computador ou caderno. Pode-se também registrar os gastos diariamente ou registrar de uma só vez no controle no final de semana. A forma não importa muito e sim a regularidade e fidelidade aos dados, inclusive dos centavos, irão revelar como anda sua vida financeira.

Um bom planejamento financeiro, que nos dê segurança, precisa considerar o que acontece em cada fase da nossa vida, pois em cada uma delas haverá diferentes demandas, necessidades, estímulos e desejos. E para que possam ser supridas é ideal ter uma estratégia pré-definida. Aos 20 anos você pode desejar cursar uma universidade, fazer uma viagem, comprar um carro. Já aos 30 anos você quer uma casa, por exemplo, e assim sucessivamente.
Independente do sonho que cada um de nós possui, devemos compreender que o dinheiro pode chegar de diversas formas. Pode ser pelo trabalho, renda extra, mesada dos pais, herança, investimentos. Mas ele pode acabar e faltar em uma velocidade muita rápida. E aí vêm as conclusões mais óbvias, como, por exemplo, o salário acabar antes do final do mês.

Nesse momento indagamos: “Para onde está indo o dinheiro?”. O início do sucesso do planejamento financeiro será com uma planilha detalhando todos os seus gastos. Muitos pensam só nos gastos mais altos, como a parcela do carro ou da casa, do curso, da academia, mas deixam passar o cafezinho, o happy-hour e algum presente de aniversário inesperado. Se o dinheiro de pequenos gastos não forem computados, todo mês será igual ao anterior: com falta de dinheiro e torcendo para que o mês seguinte e o salário cheguem logo.

A prática no início pode parecer penosa, mas garanto que esse é o passo inicial do processo de enriquecimento. Não custa nada lembrar que como qualquer outra atividade em nossa vida, formar um bom patrimônio requer disciplina e tempo. O correr do tempo não está em nossas mãos, mas a disciplina nas nossas finanças pode ser controlada desde já. Pense nisso e comece a executar o seu sucesso financeiro.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 26.03.2015

COMPARTILHAR

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.