Vida Financeira

Imagem do Post
5 Dicas de economia doméstica

O lar carrega a maior parte dos gastos fixos de um indivíduo – já que moradia, alimentação e manutenção são essenciais –  e é também onde acabamos gastando mais! Por ser, geralmente, um ambiente coletivo, que dividimos com a família, é importante que cada um faça sua parte na hora de economizar. Confira as dicas que separamos para mudar hábitos e conseguir poupar todo mês.

Identifique todos os gastos da sua casa

Mapeie todos os gastos e identifique de onde o dinheiro entra e como ele sai, como em um caixa. Você pode criar uma lista ou planilha para conseguir acompanhar e separar, por exemplo, gastos fixos de gastos emergenciais e qual a renda mensal de toda a família. Marque também na planilha a data de vencimento de suas contas e evite o atraso, que pode gerar multa, ou virar uma verdadeira bola de neve.

Economize na conta de água e luz

A conta de luz e de água podem significar verdadeiros rombos no orçamento se os recursos não forem utilizados com parcimônia. Oriente todos os moradores da casa para que não deixem lâmpadas acesas em cômodos vazios, coloque um tempo limite para a hora do banho e não deixe a torneira continuamente aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça. Outros hábitos também podem ser grandes aliados, como trocar lâmpadas por modelos fluorescentes – que significam uma economia a longo prazo – e desligar aparelhos que não usa com frequência na tomada, já que o modo stand-by ainda utiliza energia.

Lista de supermercado sempre!

Planejar o que comprar, ver o que está faltando na geladeira e colocar tudo em uma lista – e ater-se a ela com o máximo de fidelidade possível – é um dos melhores modos de acabar com gastos desnecessários no mercado e não esquecer de nada. O hábito de ir e vir do mercado com muita frequência, pode acarretar em gastos ainda maiores no final do mês, já que sempre acabamos por levar algo a mais.

Reaproveite o que puder

Que tal coletar e utilizar a água da chuva para irrigar o jardim, lavar o carro e a calçada e fazer a limpeza em geral da casa? Hábitos simples como esses podem ajudar na economia, e de forma sustentável. Outra ideia interessante é economizar na hora de cozinhar: asse os preparos em apenas uma fornada para economizar gás e reutilize orgânicos para adubar plantas!

Invista o dinheiro economizado

Apesar da ideia de gastar o dinheiro com algumas autoindulgências ser sedutora, o melhor destino para o dinheiro economizado é um fundo onde você possa construir uma poupança. O hábito de aplicar e poupar dinheiro pode ser a base para projetos futuros seus e da sua família.

Imagem do Autor

POR: Morocó Desenvolvimento Imobiliário
EM: 06.06.2016

COMPARTILHAR

Comentário aguardando aprovação.

Comentário aguardando aprovação.

Comentário aguardando aprovação.

© Copyright - Todos os Direitos Reservados • Política de Privacidade.